GOVERNO NÃO PAGA RETROATIVOS E ASSINDEFESA CONVOCA ASSEMBLEIA GERAL PARA DELIBERAR PROVIDÊNCIAS
Os retroativos do Redad são um direito dos servidores de defesa agropecuária da Adapec, ocasionados pela correção legal do Redad em data posterior a prevista em Lei, na ocasião, ainda em 2023, houve uma proposta por parte do governo de pagar os retroativos em 3 parcelas, sendo a primeira no mês de maio do presente ano, pagamento este que não se confirmou. Após essa data o grupo gestor alegou que precisava de um parecer da PGE, a PGE analisou o processo e concedeu parecer favorável ao pagamento, porém semana após semana o Grupo Gestor promete autorizar o pagamento e não cumpre.
É importante salientar que o processo possui saldo orçamentário e financeiro e os valores já estão empenhados, porém até a presente data o grupo gestor não autorizou que o processo tramite para Sefaz realizar os pagamentos.
Segundo o Presidente da Assindefesa Luciano Gondim, a categoria está insatisfeita com as inúmeras promessas de pagamento não cumpridas e cobra providencias imediatas do governo para que o pagamento seja realizado, portanto protocolamos na data dia hoje 18/07, ofício ao Presidente da Adapec, comunicando que a categoria irá realizar Assembleia Geral Extraordinária dia 02 de agosto e cobra providências do gestor do órgão para que o pagamento seja realizado o mais breve possível.
O Presidente Luciano alerta que as auditorias do Ministério da Agricultura prevista para este final de mês e início de agosto poderão ser prejudicadas pois será deliberada na Assembleia Geral uma paralisação geral durante período das auditorias. Luciano lamenta que tais atitudes sejam adotadas, porém deixa clara que a culpa não é dos servidores e sim do governo que já definiu inúmeras datas de pagamento e não honrou nenhuma, o que mostra um total desrespeito com os servidores da Adapec que desempenham ações de defesa agropecuária de suma importância para o agronegócio tocantinense e consequentemente para economia do Estado.
Por fim, a Assindefesa informa ao gestor da Adapec e ao governo que está aberta ao diálogo para que o referido problema seja sanado da melhor forma possível com pagamento imediato dos retroativos conforme acordo firmado.